#Receita 2x: Leite de Soja caseiro

Para variar entre as receitas de doces, achei super legal dividir essa novidade que eu aprendi ao pesquisar sobre receitas com soja.

O leite de soja caseiro não é tão difícil de fazer como eu pensava e o plus: o reaproveitamento da "massa" que sobra ao filtrar o leite. Por isso, a receita de hoje é 2x:

Leite de soja + Panquecas de soja

Ingredientes:

- 250 g de grão de soja
- 4 litros de água

para as panquecas:
- "massa" de soja
- 2 ovos
- 6 colheres (cheinhas) farinha (normal ou integral)
- 3 colheres de queijo (de sua preferência)
- Temperos (de sua preferência)
- Sal a gosto

+ óleo para untar a frigideira

Passo 1:
É preciso deixar o grão de soja de molho por 12h (tempo mínimo) a 24h - de preferência na geladeira. Troque a água de tempos em tempos e você vai ver que a casca/pele do grão vai sair. Retire essa casquinha porque ela não é recomendável ao consumo.

Passo 2:
Com a sua soja hidratada, leve ela ao fogo até levantar fervura. Espere esfriar e então levamos ao liquidificador. Por ser uma quantia grande, vamos colocar metade da soja e da água no liquidificador, e depois o restante para evitar acidentes...hehe

Passo 3:
Se o seu liquidificador tem filtro, você está livre desse passo! Temos que coar o leite. Use um tecido de cozinha ou o coador para fazer a separação da massa do leite.
E é isso, já temos nosso leite de soja caseiro o/

E rende muito! Com essa quantia de soja, rende 1,5L (um litro e meio).

Vamos para as panquecas?

Com a massa que ficou ao filtrar o leite, vamos adicionar: a farinha, os ovos, os temperos e o sal.
Essa massa fica bem grossinha, então antes de levar à frigideira, dá para fazer bolinhas do tamanho que você quiser ou despejar direto na frigideira pequena/média até preencher tudo.

Unte a frigideira com o óleo espere aquecer um pouquinho e coloque a massa, se você fez a bolinha, amasse bem com a espátula até ficar do tamanho que você preferir.

Eu quis fazer ela média, então coloquei 2 bolinhas médias na frigideira grande, amassei e elas ficaram meio "gordinhas".

Vire-as para que fiquem com os dois lados bem douradinhos e pronto! Eis a sua panqueca super fofinha e saudável! Ou deixar ela menos light com maionese, cream cheese ou doce de leite, nutella de recheio hehehe
Espero que tenham gostado! Fiquei super feliz em aprender a fazer receitas com soja! :)

You Might Also Like

0 comentários